Timely Comics é o nome comum para o grupo de corporações que foi o primeiro braço de quadrinhos do editor americano Martin Goodman, e a entidade que evoluiria na década de 1960 para se tornar a Marvel Comics.
Fundada em 1939, durante a era chamada de Era de Ouro dos quadrinhos, "Timely" era o nome genérico da divisão de quadrinhos da editora de revistas pulp Goodman, cuja estratégia de negócios envolvia ter uma infinidade de entidades corporativas, todas produzindo o mesmo produto. A primeira publicação da empresa em 1939 usou Timely Publications, baseada em sua empresa existente no edifício McGraw-Hill em 330 West 42nd Street na cidade de Nova York. Em 1942, mudou-se para o 14º andar do Empire State Building, onde permaneceu até 1951.
Em 1939, com o meio emergente dos quadrinhos se mostrando extremamente popular e os primeiros super-heróis estabelecendo a tendência, o editor de revistas pulp Martin Goodman fundou a Timely Publications, baseando-a em sua empresa existente no edifício McGraw-Hill, na 330 West 42nd Street na Cidade de Nova York. Goodman – cujos títulos oficiais eram editor, editor-chefe e gerente de negócios, com Abraham Goodman oficialmente listado como editor – contratou a recém-formada empacotadora de quadrinhos Funnies, Inc para fornecer material.
Seu primeiro esforço, Marvel Comics #1 (outubro de 1939), contou com as primeiras aparições do super-herói andróide do escritor e artista Carl Burgos, o Tocha Humana, e do detetive fantasiado de Paul Gustavson, o Anjo. Além disso, continha a primeira aparição publicada do anti-herói de Bill Everett, Namor, o Príncipe Submarino, criado para o quadrinho inédito do cinema, Motion Picture Funnies Weekly, no início daquele ano, com a história original de oito páginas agora expandida em quatro páginas.
Também foram incluídos o herói ocidental de Al Anders, Masked Raider; o senhor da selva Ka-Zar, o Grande, com Ben Thompson iniciando uma adaptação em cinco edições da história "King of Fang and Claw" de Bob Byrd na revista pulp de Goodman Ka-Zar #1 (outubro de 1936); a história de personagem não contínuo "Jungle Terror", com o aventureiro Ken Masters, desenhada e possivelmente escrita por Arthur Pinajian sob o peculiar pseudônimo "Tohm Dixon" ou "Tomm Dixon" (com a assinatura publicada manchada); "Now I'll Tell One", cinco desenhos animados em preto e branco de Fred Schwab, na capa interna; e uma história em prosa de duas páginas de Ray Gill, "Burning Rubber", sobre automobilismo. Uma capa pintada pelo veterano artista de ficção científica Frank R. Paul apresentava a Tocha Humana, parecendo muito diferente da história interior.
Essa história em quadrinhos inicial, com capa datada de outubro de 1939, esgotou rapidamente 80.000 cópias, o que levou Goodman a produzir uma segunda impressão, com capa datada de novembro de 1939. Esta última é idêntica, exceto por uma barra preta sobre a data de outubro na capa interna. indícios, e a data de novembro adicionada no final. Isso vendeu aproximadamente 800.000 cópias. Com um sucesso nas mãos, Goodman começou a montar uma equipe interna, contratando o escritor e artista da Funnies, Inc., Joe Simon, como editor. Simon trouxe seu colaborador, o artista Jack Kirby, seguido pelo artista Syd Shores. Goodman então formou a Timely Comics, Inc., começando com a capa dos quadrinhos datada de abril de 1941 ou primavera de 1941.
Há evidências de que "Red Circle Comics" - um nome que seria usado para uma marca não relacionada da Archie Comics nas décadas de 1970 e 1980 - pode ter sido um termo em uso enquanto Goodman se preparava para publicar sua primeira história em quadrinhos. O historiador Les Daniels, referindo-se à linha de revistas de celulose de Goodman, descreve o nome Red Circle como "uma tentativa tímida de estabelecer uma identidade para o que geralmente era descrito vagamente como 'o grupo Goodman' [feito] quando um novo logotipo foi adotado: um logotipo vermelho disco cercado por um anel preto que trazia a frase 'A Red Circle Magazine'. Mas apareceu apenas de forma intermitente, quando alguém se lembrou de colocá-lo na capa [de uma revista popular]. A historiadora Jess Nevins, por outro lado, escreve que, "Timely Publications [foi como] o grupo [de empresas] de Goodman se tornou conhecido; antes disso, era conhecido como 'Red Circle' por causa do logotipo que Goodman colocava em suas revistas populares...." The Grand Comics Database identifica 23 edições de histórias em quadrinhos de Goodman de 1944 a 1959 com Red Circle, Inc., e uma única edição de 1948 sob a Red Circle Magazines Corp.
Era de Ouro dos Quadrinhos.
A Marvel Comics foi rebatizada de Marvel Mystery Comics com a edição #2 (dezembro de 1939); a revista continuaria com esse título até o número 92 (junho de 1949) antes de se tornar Marvel Tales até o número 159 (agosto de 1957). A Timely começou a publicar séries adicionais, começando com Daring Mystery Comics #1 (janeiro de 1940), Mystic Comics #1 (março de 1940), Red Raven Comics #1 (agosto de 1940), The Human Torch #2 (estreia no outono de 1940 sem data de capa e tendo assumido a numeração do malsucedido Red Raven) e Captain America Comics #1 (março de 1941). Colocado à venda em dezembro de 1940, um ano antes do bombardeio de Pearl Harbor e já mostrando o herói socando Hitler, o primeiro número vendeu quase um milhão de exemplares.
Com os personagens de sucesso Tocha Humana e Submarino agora acompanhados pelo herói patriótico seminal de Simon e Kirby, Capitão América, a Timely teve suas "três grandes" estrelas da época que os fãs e historiadores chamam de Era de Ouro dos Quadrinhos. As editoras rivais National Comics Publications / All-American Comics, as empresas irmãs que evoluiriam para a DC Comics, também tinham seus próprios "três grandes": Superman e Batman, além da Mulher-Maravilha, que estava prestes a estrear. Os outros concorrentes importantes da Timely foram a Fawcett Publications (com o Capitão Marvel, lançado em 1940); Quality Comics (com Homem-Borracha e Falcão Negro, ambos em 1941); e Lev Gleason Publications (com Demolidor, lançado em 1940 e não relacionado ao herói da Marvel dos anos 1960).
Outros personagens oportunos, muitos vistos tanto em aparições modernas de continuidade retroativa quanto em flashbacks, incluem o Anjo, o próximo personagem mais popular em termos de número de aparições; o Destruidor, uma criação inicial do futuro chefe da Marvel, Stan Lee; supervelocista, o Ciclone; a voadora e superforte Miss América; o Visão original, que inspirou o escritor da Marvel Roy Thomas na década de 1960 a criar uma versão do personagem na Era de Prata; e Caveira Flamejante e Homem Plano, dois membros dos atuais Invasores.
Assim como o Capitão América teve seu companheiro adolescente Bucky e o Batman da DC Comics teve Robin, a Tocha Humana adquiriu um jovem parceiro, Toro, na primeira edição da própria revista da Tocha. Os Jovens Aliados - uma das várias "gangues infantis" populares nos quadrinhos da época - estreou sob a rubrica Sentinelas da Liberdade em uma história de texto em Captain America Comics # 4 (junho de 1941) antes de chegar às próprias páginas de quadrinhos no seguinte questão e, eventualmente, em seu próprio título.
Vendo um tema natural de "fogo e água", Timely foi responsável pelo primeiro grande crossover dos quadrinhos, com uma batalha de duas edições entre a Tocha Humana e o Príncipe Submarino que abrangeu Marvel Mystery Comics #8–9 (contando a história a partir das diferentes perspectivas dos dois personagens).
Depois que a equipe de Simon e Kirby se mudou para DC no final de 1941, tendo produzido Captain America Comics até a edição #10 (janeiro de 1942), Al Avison e Syd Shores tornaram-se desenhistas regulares do título, com um nanquim geralmente sobre o outro. Stan Lee (Stanley Lieber), primo de Goodman por casamento e que atuava como assistente desde 1939, aos 16 anos, foi promovido a editor interino pouco antes de completar 19 anos. Mostrando um talento especial para o negócio, Lee permaneceu no cargo por décadas, eventualmente se tornando editor da Marvel Comics em 1972. O colega da equipe da Timely, Vincent Fago, substituiria Lee durante o serviço militar na Segunda Guerra Mundial.
A equipe naquela época, lembrou Fago, era: "Mike Sekowsky. Ed Winiarski. Gary Keller era assistente de produção e letrista. Ernest Hart e Kin Platt eram escritores, mas trabalhavam como freelance; Hart também desenhava. George Klein, Syd Shores, Vince Alascia, Dave Gantz e Chris Rule também estavam lá".
Em 1942, Goodman transferiu suas operações editoriais para o 14º andar do Empire State Building, onde permaneceu até 1951.
Animais engraçados e pessoas.
Os super-heróis foram produtos do que a Timely chamou de bullpen de "aventura". A empresa também desenvolveu um bullpen "animador" criando quadrinhos originais de animais falantes e relacionados a filmes como Terrytoons Comics, Super Mouse, All Surprise Comics, Super Rabbit Comics, Funny Frolics e Funny Tunes, renomeados Animated Funny Comic-Tunes. O ex-animador do Fleischer Studios, Fago, que ingressou na Timely em 1942, liderou este grupo, que consistiu ao longo dos anos de escritores/artistas como Hart, Gantz, Klein, Platt, Rule, Sekowsky, Frank Carin (né Carino), Bob Deschamps, Chad Grothkopf, Pauline Loth, Jim Mooney, Moss Worthman, também conhecido como Moe Worth, e os futuros cartunistas da revista Mad, Dave Berg e Al Jaffee.
As características deste departamento incluem "Dinky" e "Frenchy Rabbit" em Terrytoons Comics; "Floop e Skilly Boo" em quadrinhos de comédia; "Posty the Pelican Postman" em Krazy Komics e outros títulos; "Krazy Krow" na história em quadrinhos de mesmo nome desse personagem; "Tubby an' Tack", em vários quadrinhos; e o mais popular desses filmes, "Ziggy Pig and Silly Seal" de Jaffee e "Super Rabbit" de Hart, estrelas da capa de muitos títulos diferentes. A Timely também publicou um dos filmes mais conhecidos do cartunista de humor Basil Wolverton, Powerhouse Pepper. A primeira edição, com data de capa de janeiro de 1943, não trazia número, e o protagonista Pepper parecia diferente de sua visualização mais familiar (quando a série retornou em quatro edições, maio-novembro de 1948) como o ingênuo com cabeça de bala no suéter listrado de gola alta.
Além disso, a Timely em 1944 e 1945 iniciou uma seleção de títulos de sitcom voltados para leitoras: Millie the Model, Tessie the Typist e Nellie the Nurse. A empresa continuou a perseguir leitoras no final da década com super-heroínas como Sun Girl; o spin-off do Submarino, Namora; e Vênus, a deusa romana do amor, se passando por uma repórter humana. Patsy Walker, Millie the Model, Tessie the Typist e outros títulos de humor da Timely também incluíram "Hey Look!", de Harvey Kurtzman. páginas únicas em diversas edições.
O futuro artista do Hall da Fama dos Quadrinhos, Gene Colan, um dos pilares da Marvel de 1946 em diante, lembrou que: "A atmosfera na Timely era muito boa, muito engraçada. ... [Trabalhei em] uma grande sala de arte e havia cerca de 20 artistas lá, todos empilhados. Syd estava na última fileira do meu lado, e havia outra fileira do outro lado. Dan DeCarlo estava lá, várias outras pessoas - Vince Alascia era um arte-finalista; Rudy Lapick estava sentado logo atrás eu", com Mike Sekowsky "em outra sala".
No entanto, depois dos anos de expansão da guerra – quando os super-heróis eram novos e inspiradores e as bandas desenhadas proporcionavam entretenimento barato a milhões de crianças, soldados e outros – a era do pós-guerra encontrou os super-heróis a sair de moda. A televisão e os livros de bolso do mercado de massa agora também competiam por leitores e horas de lazer. Goodman começou a recorrer a uma variedade maior de gêneros do que nunca, enfatizando terror, faroestes, humor adolescente, crime e quadrinhos de guerra, e apresentando heroínas para tentar atrair meninas e mulheres jovens para a leitura de quadrinhos. Em 1946, por exemplo, o título de super-herói All Select Comics foi alterado para Blonde Phantom Comics, e agora estrelava uma secretária mascarada que lutava contra o crime em um vestido de noite. Nesse mesmo ano, a Kid Komics eliminou suas estrelas e se tornou Kid Movie Comics. All Winners Comics tornou-se All Teen Comics em janeiro de 1947. A Timely eliminou praticamente todos os seus cargos em 1948.
Tempo após Timely.
O ponto final preciso da Era de Ouro dos quadrinhos é vago, mas para a Timely, pelo menos, parece ter terminado com o cancelamento da Captain America Comics na edição #75 (fevereiro de 1950) – época em que a série já havia foram os Contos Estranhos do Capitão América por duas edições, com o final apresentando contos meramente antológicos de terror/suspense e sem super-heróis. Sub-Mariner Comics e Human Torch Comics já haviam terminado com #32 (junho de 1949) e #35 (março de 1949), respectivamente, e o principal título da empresa, Marvel Mystery Comics, estrelado pelo Anjo, terminou naquele mesmo mês com #92, tornando-se a antologia de terror Marvel Tales começando com a edição #93 (agosto de 1949). Goodman começou a usar o logotipo do globo da Atlas News Company, a empresa de distribuição de bancas de jornal de sua propriedade, na capa de quadrinhos datada de novembro de 1951.
Marca Marvel.
A estratégia de negócios do editor Martin Goodman envolvia a publicação de suas diversas revistas e histórias em quadrinhos por diversas empresas, todas operando no mesmo escritório e com a mesma equipe. Uma dessas empresas de fachada sob as quais a Timely Comics foi publicada foi chamada de Marvel Comics pelo menos pela Marvel Mystery Comics #55 (maio de 1944). Além disso, algumas capas de quadrinhos, como All Surprise Comics #12 (Inverno 1946–47), foram rotuladas como "A Marvel Magazine" muitos anos antes de Goodman adotar formalmente o nome em 1961.
Notas.
O relato de Lee sobre como ele começou a trabalhar para o antecessor da Marvel, Timely, variou. Ele disse em palestras e em outros lugares que simplesmente respondeu a um anúncio de jornal procurando um assistente editorial, sem saber que envolvia quadrinhos, muito menos o marido de sua prima Jean, Martin Goodman:
Candidatei-me a uma vaga numa editora... nem sabia que publicavam quadrinhos. Eu tinha acabado de terminar o ensino médio e queria entrar no ramo editorial, se pudesse. Havia um anúncio no jornal que dizia: “Procura-se assistente em uma editora”. Quando descobri que eles queriam que eu ajudasse nos quadrinhos, pensei: 'Bem, vou ficar aqui um pouco e ganhar alguma experiência, e depois irei para o mundo real.' ... Eu só queria saber: 'O que você faz em uma editora?' Como você escreve? ... Como você publica? Eu era assistente. Havia duas pessoas lá chamadas Joe Simon e Jack Kirby – Joe era uma espécie de editor/artista/escritor, e Jack era o artista/escritor. Joe era o membro sênior. Eles estavam produzindo a maior parte das obras de arte. Depois havia o editor, Martin Goodman... E essa foi praticamente a única equipe com a qual estive envolvido. Depois de um tempo, Joe Simon e Jack Kirby foram embora. Eu tinha cerca de 17 anos, e Martin Goodman me disse: 'Você acha que pode manter o cargo de editor até que eu encontre uma pessoa real?' Quando você tem 17 anos, o que você sabe? Eu disse: 'Claro! Eu posso fazer isso!' Acho que ele se esqueceu de mim, porque fiquei lá desde então.
No entanto, em sua autobiografia de 2002, Excelsior! The Amazing Life of Stan Lee (citado nas Referências abaixo), ele diz:
Meu tio, Robbie Solomon, me disse que talvez conseguissem contratar alguém da editora onde ele trabalhava. A ideia de estar envolvido na publicação definitivamente me atraiu. ... Então entrei em contato com o homem que Robbie disse ter feito a contratação, Joe Simon, e me candidatei a um emprego. Ele me contratou e comecei a trabalhar como ajudante por oito dólares por semana...
Joe Simon, em sua autobiografia de 1990, The Comic Book Makers (citada em Referências, abaixo), dá o relato de forma um pouco diferente: "Um dia [o parente de Goodman conhecido como] Tio Robbie veio trabalhar com um garoto magro de 17 anos a tiracolo. 'Este é Stanley Lieber, primo da esposa de Martin', disse tio Robbie. 'Martin quer que você o mantenha ocupado.
'
Num anexo, contudo, Simon parece reconciliar os dois relatos. Ele relata uma conversa de 1989 com Lee:
Lee: "Há anos venho contando essa história [de anúncio classificado], mas aparentemente não é assim. E não consigo me lembrar porque já a contei há tanto tempo que acredito nela."
...
Simon: “Seu tio Robbie trouxe você ao escritório um dia e disse: 'Este é o sobrinho da esposa de Martin Goodman. ... Você tinha dezessete anos.
"
Lee: "Dezesseis e meio!"
Simon: "Bem, Stan, você me disse dezessete anos. Provavelmente estava tentando ser mais velho... Eu contratei você."
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