sábado, 27 de janeiro de 2024

Kull.



Para a coleção de contos, consulte Kull (coleção de contos).


Kull da Atlântida ou Kull, o Conquistador é um personagem fictício criado pelo escritor Robert E. Howard. O personagem era mais introspectivo do que a criação subsequente de Howard, Conan, o Bárbaro, cuja primeira aparição foi na reescrita de uma história rejeitada de Kull.

Sua primeira aparição publicada foi "O Reino das Sombras" em Weird Tales (agosto de 1929). Kull foi retratado no filme Kull, o Conquistador, de 1997, pelo ator Kevin Sorbo. ​


Personalidade e caráter


Kull é muito parecido com seu descendente Conan em muitos aspectos. Ele é um guerreiro feroz, implacável e corajoso no campo de batalha, mas não tirânico ou cruel. Ele tem um forte senso de cavalheirismo e virtude. Ao contrário de Conan, Kull é muito mais filosófico e taciturno. Ele agoniza com decisões que afetam a vida das pessoas ao seu redor, sempre em busca da ação mais nobre a ser tomada. Ele se sente desconfortável com a realeza e prefere a vida de general. ​


Biografia de personagem fictício


Vida na Atlântida

Kull nasceu na Atlântida pré-cataclísmica c. 100.000 a.C., retratado como habitado na época por tribos bárbaras. A leste da Atlântida fica o antigo continente de Thuria, cuja porção noroeste está dividida entre vários reinos civilizados. A mais poderosa entre elas era a Valúsia; outros incluíam Commoria, Grondar, Kamelia, Thule e Verulia. Observe que a palavra "Thuria" nunca aparece em nenhuma das histórias de Kull. Howard cunhou o termo ao vincular o mundo de Kull ao de Conan na dissertação de 1936 "A Era Hiboriana".

Kull nasceu em uma tribo estabelecida no Vale do Tigre da Atlântida. Tanto o vale quanto a tribo foram destruídos por uma enchente quando Kull ainda era uma criança, deixando o jovem Kull viver como uma criança selvagem por muitos anos. Kull foi capturado pela tribo Sea-Mountain e eventualmente adotado por eles. Em "Exílio da Atlântida", um adolescente Kull concede a uma mulher uma morte rápida para que ela não seja queimada até a morte por uma multidão. Por este ato altruísta, Kull é exilado da Atlântida.


Escravo, pirata, fora da lei e gladiador


Kull tentou chegar a Thuria, mas foi capturado pelos Piratas Lemurianos. Ele passou alguns anos como escravo nas galés antes de recuperar a liberdade durante um motim.

Ele tentou a vida de pirata entre o final da adolescência e os vinte e poucos anos. Suas habilidades de luta e coragem permitiram que ele se tornasse capitão de seu próprio navio. Logo, Kull ganhou uma reputação assustadora nos mares que cercam Atlântida e Thuria. Kull perdeu seu navio e tripulação em uma batalha naval na costa da Valúsia, mas mais uma vez sobreviveu.

Ele se estabeleceu na Valúsia como um fora-da-lei. No entanto, sua carreira criminosa teve vida curta, pois logo ele foi capturado pelos valusianos e aprisionado em uma masmorra. Seus captores ofereceram-lhe uma escolha: execução ou serviço como gladiador. Ele escolheu o último. Depois de se mostrar um combatente eficaz e ganhar fama nas arenas da capital, vários fãs ajudaram a recuperar sua liberdade.


Soldado da Valúsia


Kull nunca deixou a Valúsia nem voltou à vida de fora-da-lei. Em vez disso, ele se juntou ao exército real como mercenário, buscando ascensão na hierarquia. Em "A Maldição da Caveira Dourada", Kull, com quase trinta anos, é recrutado pelo Rei Borna da Valúsia em uma missão contra o ambicioso feiticeiro Rotath da Lemúria. Kull prova ser um assassino eficaz.

Borna promoveu Kull ao comando geral de suas forças mercenárias. O próprio Borna, entretanto, ganhou reputação por sua crueldade e despotismo. Houve descontentamento com o governo de Borna entre a nobreza, levando eventualmente a uma guerra civil. Os mercenários provaram ser mais leais a Kull do que qualquer outro líder, permitindo-lhe tornar-se o líder da sua revolta.


Rei da Valúsia


Kull matou Borna e assumiu o trono quando ele ainda tinha trinta e poucos anos. Em "O Reino das Sombras", Kull passou seis meses no trono valusiano e enfrenta a primeira conspiração contra ele.

A série continuou com Kull descobrindo que ganhar a coroa era mais fácil do que garanti-la. Ele enfrenta vários desafios internos e externos ao longo da série. A conspiração de seus cortesãos deixa Kull quase constantemente ameaçado de perda de vidas e do trono. O idoso Rei está cada vez mais consciente da Espada de Dâmocles que herdou junto com a coroa.

"Os Espelhos de Tuzun Thune" mostra Kull chegando aos quarenta e poucos anos e se tornando cada vez mais introspectivo. O ex-bárbaro fica perdido em contemplações filosóficas. Neste ponto, a série termina. Seu destino permanece incerto.

Na história de Conan, o Bárbaro, "Sombras da Caveira", é revelado que Conan é um descendente direto de Kull.


Estilo


Kull é o precursor literário direto de Conan, o Bárbaro. A primeira história de Conan (tanto escrita quanto publicada), "A Fênix na Espada", é uma reescrita de uma história anterior de Kull "Por Este Machado, Eu Governo". A versão de Conan tem uma história completamente nova, menos filosofia, mais ação e vários elementos sobrenaturais. Muitas passagens de ambas as histórias ainda correspondem palavra por palavra.

Uma diferença notável entre Kull e Conan são suas respectivas atitudes em relação às mulheres. Embora Conan seja um mulherengo notável, encontrando um novo interesse amoroso em quase cada uma de suas histórias, Kull é repetidamente mencionado como desinteressado em ter tal apego. Embora altamente cavalheiresco e em várias ocasiões ajudando pares de amantes infelizes a alcançar uma consumação feliz, ele nunca é mencionado como tendo qualquer relacionamento com uma mulher. Nem Kull mostra qualquer interesse em se casar e fundar uma dinastia, como Conan faz em A Hora do Dragão, e nenhum dos sábios conselheiros de Kull menciona essa questão. ​


Adaptações


Kull foi adaptado para quadrinhos pela Marvel Comics com três séries entre 1971 e 1985. A primeira foi desenhada por Marie Severin e seu irmão John Severin. Ele também apareceu várias vezes na série A Espada Selvagem de Conan e em outros livros de antologia. Outra história em quadrinhos, Kull: O Vale das Sombras, foi publicada em 1989.

A Dark Horse também republicou as histórias da Marvel em duas coleções diferentes de Kull. Os quadrinhos coloridos da Marvel foram coletados em cinco volumes intitulados The Chronicles of Kull, e no formato da revista Marvel, histórias em preto e branco foram coletadas em dois volumes intitulados The Savage Sword of Kull. Reimpressões adicionais foram publicadas em Savage Sword, de Robert E. Howard.


Filme


O filme de 1997, Kull, o Conquistador, estrelou Kevin Sorbo no papel-título. O filme foi originalmente planejado para ser um filme de Conan e alguns elementos dele permanecem. A base da história e vários nomes podem ser atribuídos diretamente à história de Conan "A Hora do Dragão".

O filme Conan, o Bárbaro, de 1982, estrelado por Arnold Schwarzenegger, emprestou muitos elementos das histórias de Kull de Howard. O principal vilão Thulsa Doom era da série Kull, assim como o culto da serpente. A infância de Conan como escravo e gladiador no filme se baseia muito na história de origem de Kull e compartilha apenas pequenos detalhes com as origens literárias de Conan; Conan nunca foi escravo ou gladiador nas histórias de Howard e deixou Ciméria por sua própria vontade.


Cronologia


Na história "Reis da Noite" de Robert E. Howard, um personagem que vive na época do Império Romano afirma que um contemporâneo de Kull "está morto há cem mil anos, conforme calculamos o tempo."


Direitos autorais e marca registrada


O nome Kull foi registrado como marca registrada pela Kull Productions em 1985. A marca agora é propriedade de Robert E. Howard Properties.

O site australiano do Projeto Gutenberg tem muitas histórias de Robert E. Howard, incluindo várias histórias de Kull. Isto indica que, na sua opinião, as histórias hospedadas no site são livres de direitos autorais e podem ser utilizadas por qualquer pessoa, pelo menos ao abrigo da lei australiana. As histórias subsequentes escritas por outros autores estão sujeitas às leis de direitos autorais da época relevante.


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